Procedimentos

Endoscopia Digestiva Baixa

 
  • Anuscopia

Consiste num exame rápido em que o médico introduz um pequeno aparelho chamado anuscópio pelo ânus do paciente para avaliação do canal anal. Esse aparelho é feito de material acrílico, sendo então descartável.

 

  • Retossigmoidoscopia Flexível

O aparelho é introduzido através do ânus com o objetivo de avaliar duas partes do intestino grosso: o reto e cólon sigmóide. Para a realização do exame o reto deve estar limpo para que a visualização não fique prejudicada. Para isso, é necessária uma lavagem intestinal que será realizada no IGED. Para evitar dor e desconforto ao paciente, são administradas medicações sedativas através da veia antes do início do exame. Não esqueça de avisar o médico endoscopista se estiver fazendo uso de AAS (ácido acetil salicílico) ou anticoagulantes (medicações para "afinar" o sangue).
Clique aqui e veja como deve ser feita a preparação deste exame.

 

  • Colonoscopia

Consiste num exame realizado por meio de um aparelho moderno e flexível, sendo o mesmo introduzido através do ânus, permitindo a visualização de todo o intestino grosso (cólon) e, quando possível, da porção final do intestino delgado (íleo). A preparação do intestino é realizada com dieta e uso de laxativos especiais com o objetivo de limpar o intestino grosso para permitir sua melhor visualização. O intestino deve estar completamente limpo para que a colonoscopia seja realizada com sucesso, portanto siga as instruções corretamente ou avise ao colonoscopista que não as seguiu antes de realizar o exame.
Para evitar dor e desconforto ao paciente, são administradas medicações sedativas através da veia antes do início do exame.
Se for necessário, realizam-se biópsias para auxiliar o diagnóstico de doenças. Também pode-se realizar tratamentos como a retirada de pólipos, tumores, dilatações de estenoses (estreitamentos).
Após o exame você será conduzido para a sala de recuperação, onde ficará repousando por cerca de 30 a 60 minutos, tempo suficiente para despertar completamente. Um familiar ou amigo deverá acompanhá-lo até a sua residência. O médico lhe dará um atestado para dispensá-lo do trabalho se for o caso e você poderá alimentar-se normalmente após o exame.
Não esqueça de avisar o médico endoscopista se estiver fazendo uso de AAS (ácido acetil salicílico) ou anticoagulantes (medicações para "afinar" o sangue).
Clique aqui e veja como deve ser feita a preparação deste exame.

 

Instituto de Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva de Joinville
IGED - Instituto de Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva de Joinville
Tel: (47) 3043-3050 | Fax: (47) 3043-3054 | Celular:(47) 9983-0492
Rua Orestes Guimarães, 453 - Centro Joinville - SC - Cep: 89204-060
Responsável Técnica: Dra. Cleusa Regina de Moraes - CRM-SC 4533
AWC Comunicação