Procedimentos

Tratamento da Obesidade - Cirúrgico

 

Indicado para pacientes que apresentam o IMC (índice de massa corporal) acima de 35 Kg/m2).

 

  • Gastroplastia ou Bypass Gástrico em Y de Roux

 Usamos um grampeador que corta e costura o estômago, dividindo-o em dois. Um grande que fica fora do caminho dos alimentos e um pequeno, que recebe de 30 a 50 mL de alimento e é ligado ao intestino. Neste pequeno estômago às vezes pode ser colocado um anel de silicone (Cirurgia de Fobi Capella). Normalmente colocamos anel quando a cirurgia é realizada por laparotomia (com corte de 15 cm) e fazemos sem anel quando é por laparoscopia (com pequenas incisões). Atualmente é a melhor técnica, sendo a mais usada em todo o mundo. A perda de peso fica entre 30 e 50 % do peso inicial.

 

  • Gastrectomia Vertical (Sleeve)

Essa técnica tem um mecanismo restritivo, sendo confeccionado um tubo gástrico vertical, com volume de cerca de 200 mL.

 

  • Banda Gástrica

Banda gástrica é uma prótese de material plástico (silicone) que é colocada em volta da parte alta do estômago. Ela está ligada a um botão de metal e plástico que fica embaixo da pele por intermédio de um delicado tubo de silicone. Este botão que fica sob a pele e gordura serve para fazermos as regulagens (apertar ou afrouxar a banda) com uma fina agulha de injeção. A perda de peso fica em torno de 20 a 30% em média e depende da cooperação do paciente.

 

  • Cirurgias Disabsortivas

São técnicas que permitem ao paciente comer mais que na cirurgia de redução do estômago. Tiramos 2/3 do estômago deixando-se 1/3 do mesmo (fica com capacidade de mais ou menos 500 ml). Fazemos um desvio maior no intestino, o que diminui a absorção dos alimentos e com isto vai ocorre o emagrecimento. A perda de peso pode chegar a 50% do peso original, no entanto, tem necessidade de controle mais rígido quanto a distúrbios metabólicos, de elementos minerais e vitaminas, com grande risco de desnutrição. Não são as operações de primeira escolha e indicamos para aquelas pessoas que querem continuar comendo muito.

 

Instituto de Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva de Joinville
IGED - Instituto de Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva de Joinville
Tel: (47) 3043-3050 | Fax: (47) 3043-3054 | Celular:(47) 9983-0492
Rua Orestes Guimarães, 453 - Centro Joinville - SC - Cep: 89204-060
Responsável Técnica: Dra. Cleusa Regina de Moraes - CRM-SC 4533
AWC Comunicação